Turismo x COVID-19

A pandemia de Coronavírus afetou o mundo todo e a vida de todos, o mundo já não é mais o mesmo do que era a apenas um mês atrás e no mês que vêm estará ainda mais diferente.

Tenho certeza que você já deve estar por dentro das notícias sobre o COVID-19 a essa altura do campeonato, não é? E eu sei também que essa pandemia está afetando na sua rotina e talvez até interferindo nos seus planos.

Eu sei disso porque você não é o único… Milhares de pessoas também estão sendo afetadas por isso e principalmente aqueles que trabalham com o turismo. Esse é um problema que afeta DIRETAMENTE o Turismo e a demanda tem caído cada vez mais!

A atividade turística exerce um papel importantíssimo na economia de qualquer país, sendo ele um país altamente turístico ou não. Ela é responsável por geração de empregos, preservação ambiental, preservação de patrimônios culturais, transmissão cultural e diversos outros fatores de grande relevância para uma determinada localidade.

E com essa pandemia se alastrando cada vez mais, as pessoas estão ficando cada vez mais receosas em viajar e saírem de casa. O medo está dominando o mundo.

E mesmo que seja triste, eu não tiro a razão de ninguém por estar tão alarmado assim, afinal esse é sim um problema sério que deve ser contido. Claro que nesse momento é fundamental que você fique em casa de quarentena para podermos controlar a propagação do vírus, porém por mais que seja preocupante, não deixe o medo tomar conta, ao invés de cancelar suas viagens, o melhor a se fazer é adiá-las.

Pois adiando ela, você estará salvando tanto o mercado turístico quanto suas férias. Existem muitas pessoas que dependem do turismo para sobreviver e enquanto você está nas suas férias eles estão trabalhando para que tudo saia perfeito e você tenha a viagem dos seus sonhos.

Agora mais do que nunca é um momento para termos empatia com o próximo, pois assim como você precisa do seu trabalho para se manter, as pessoas que trabalham com a atividade turística também. Realmente a situação não está fácil para ninguém, mas não vai ficar assim para sempre.

Creio que logo vamos assumir o controle sobre essa situação.


Como eu não gosto de simplesmente pedir e não dar nada em troca, eu quero deixar aqui para vocês algumas dicas de prevenção contra o COVID-19 fornecidas pelo Ministério do Turismo.

Dicas de prevenção/cuidado para o turista

  • Lave as mãos com frequência;
  • Não compartilhe objetos de uso pessoal;
  • Evite tocar olhos, nariz e boca sem as mãos higienizadas;
  • Proteja boca e nariz se for espirrar; (sem usar as mãos)
  • Evite aglomerações e ambientes fechados;
  • Evite viajar com febre;
  • Se passou mal durante o voo, informe a tripulação;

Caso você queira ver todas as prevenções na integra, vou deixar o site do Ministério do Turismo aqui para você.

Aproveite para se inspirar

Se fosse para escolher eu preferiria não trazer assuntos baixo astral como esse, mas é necessário.

Com essa quarentena que seremos obrigados a enfrentar nos próximos dias, será uma boa oportunidade para nos planejarmos e nos inspirarmos a correr atrás de nossos objetivos. E pensando nisso eu quero sugerir que vocês leiam 2 bons livros que vão te inspirar MUITO se seu sonho é viajar esse mundão.

São os livros do Eliezer Tymniak dono do canal Via Infinda. Lembrando que já falei dele aqui no blog no post Passar 30 dias na Europa com 4.000 reais.

O primeiro livro se chama O impossível é só uma lenda e ele conta toda sua história de como ele foi para a Europa com apenas 350 euros e ficou por 2 anos por lá. É muito inspirador.

E o outro se chama Como passar 30 dias na Europa com 4.000 reais e nesse ele explica como você pode ficar por um mês na Europa com 4.000 reais sem passar nenhum perrengue e curtir sua viagem numa boa.

Os dois livros são GRATUITOS e estão disponíveis para download no site dele. Para ir até lá é só clicar no botão abaixo. Aproveite esse tempo para se planejar e se organizar!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: