Como funcionam as milhas aéreas?

Sempre ouvimos falar bastante sobre as milhas aéreas e que são muito úteis na hora de comprar sua passagem de avião pois você pode trocar seus pontos por essas milhas e ganhar bons descontos em suas passagens.

Mas existe grandes dúvidas a respeito desse assunto que afeta muitas pessoas… Como consigo juntar esses pontos? E como consigo trocar em milhas? Quais são as vantagens? Após perceber essa necessidade de informação que muitos precisam, eu decidi trazer esse artigo explicando como funciona esse programa.

O que são Milhas Aéreas?

Bom, antes de te explicar como funciona, você precisa saber o que é. As milhas aéreas nada mais são do que pontos que você acumula em programas de fidelidade oferecidos por companhias aéreas. Ao se cadastrar em um desses programas o indivíduo acumula pontos todas as vezes que viajar com a companhia.

Mas se liga, existem também outras maneiras de acumular pontos por ai como por exemplo seu cartão de crédito. Veremos isso mais adiante.

Como funciona?

O processo para a troca não é nada complicado, você precisará entrar no site da companhia em que você escolheu e/ou está habituado a viajar e se cadastrar. Logo após preencher todos os seus dados e confirmar o cadastro, irão te fornecer um número de inscrição. Guarde esse número pois através dele que serão depositadas as milhas que você acumular.

Assim que você acumular milhas o suficiente, pode trocar por uma nova passagem aérea nacional ou internacional e dependendo do programa você pode até trocar por produtos e serviços também.

Entendendo os programas de fidelidade

Diversas companhias aéreas tem o seu próprio programa de fidelidade, como a GOL, LATAM e AVIANCA e você pode se inscrever em todos eles, não existe restrição alguma. Mas o que muita gente não sabe é que existem 3 alianças internacionais sendo elas: Skyteam, Oneworld e Star Alliance. Essas alianças são grupos de companhias aéreas que se juntam em uma parceria e permitem que qualquer cliente que viaje com uma das parceiras, seus pontos acumulados também sejam válidos em qualquer outra companhia parceira.

Exemplo:

Parceiros STAR ALLIANCE 2020.

Como podemos ver na imagem acima, essas são as companhias parceiras na STAR ALLIANCE. Se você voar com a AVIANCA e acumular pontos, você poderá usar seus pontos em qualquer uma dessas outras companhias também.

Então, além dos programas de fidelidade singulares, cujo é válido somente em uma companhia, também existe a possibilidade de você entrar nesses de parceiros e economizar ainda mais! Mas sempre lembre-se de consultar nos sites parceiros quais são as companhias que fazem parte da aliança.

Mas eu quase nunca viajo, só posso acumular pontos dessa forma?

Não. existem outras formas de acumular pontos e trocar por milhas. Uma das mais comumente utilizadas é através do seu cartão de crédito.

Vou listar algumas empresas que fornecem a possibilidade de acumulo e troca de pontos aqui do Brasil.

1- Livelo: Aqui você pode acumular pontos tendo o cartão do Branco do Brasil e do Bradesco, se você costuma usar regularmente e paga suas faturas em dia, basta se cadastrar no site da Livelo e começar a acumular. Eles também disponibilizam outras maneiras de acumular pontos como: compras em sites parceiros, assinando o clube, extensão do navegador, entre outros.

2- Sempre presente: Esse é para aqueles que possuem cartão do Banco Itaú; é o mesmo princípio do anterior, se você usa seu cartão regularmente e paga em dia suas faturas, cadastre-se e acumulará pontos.

3- Esfera: O programa esfera te dá a possibilidade de acumular pontos através do cartão Santander, na compra de produtos em lojas parceiras ou até mesmo comprar diretamente pontos com eles.

4- Pontos Caixa: Com qualquer cartão de crédito da caixa, usando com frequência e pagando as faturas dentro do prazo também acumula pontos.

5- Surpreenda Mastercard: Se o seu cartão tem a bandeira da Mastercard, você pode se cadastrar no site da Surpreenda, nele quanto mais você usa o cartão, mais pontos você obtém e pode eventualmente trocar esses pontos por comidas, bebidas, produtos e é claro viagens.

6- KM de Vantagens: Diferente dos outros, nesse aqui você não precisa necessariamente de um cartão de crédito. Você faz seu cadastro no site deles e sempre que abastecer nos postos Ipiranga forneça seu CPF e você acumulará pontos que servirão para você trocar por diversos produtos, serviços ou milhas aéreas.

Para finalizar, caso você se cadastre em muitos desses programas, ficará muito difícil pra você administrar seus pontos em todas as plataformas, então sugiro que baixe algum App que faça esse trabalho para você. Eu recomendo o Oktoplus para que você não se perca nas contas e fique confuso.

Agora que sabe como funciona, pare de perder dinheiro e aproveite as oportunidades!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: