Como contratar um seguro de viagem

Quando se fala em viagens internacionais, ter um seguro de viagem é essencial. Além disso, em vários países esse seguro é obrigatório.

Eu particularmente nunca ouvi alguém dizer que chegou na imigração de algum país (mesmo em países obrigatórios) e exigiram o comprovante desse seguro de viagem. Então caso você queria viajar sem ele, você pode até tentar, mas NÃO é recomendado.

Até porque mesmo que não seja obrigado, é sempre bom ter uma segurança com você, nunca se sabe o que pode acontecer durante uma viagem e ainda mais se você estiver muito longe de casa. Então contratar essa segurança, muitas das vezes é uma boa opção para não acontecer de você se acidentar e ficar devendo 10.000 dólares em um hospital em Los Angeles haha.

Muitas pessoas deixam de contratar esse serviço por querer economizar em sua trip e acreditar que vai ser um dinheiro mal gasto, mas é muito pelo contrário. Você não vai gastar nenhuma fortuna com isso, na verdade se tratando de dinheiro, o seguro vai ser o menor dos seus problemas.

Tá, já entendi que vale a pena, mas como eu contrato?

Existem várias maneiras de contratar um seguro hoje em dia. Empresas de seguro, agências de turismo, a própria companhia aérea em que você viaja e até sua operadora de cartão de crédito. Quase todos podem ser contratados no site da própria empresa e sem muitos trâmites.

Seguro de viagem e assistência de viagem é a mesma coisa?

Essa é uma pergunta muito comum e que causa confusão nas pessoas na hora de contratar um serviço de segurança para viagem. E a resposta é NÃO. Não são mesma coisa.

O Seguro de viagem pressupõe que o viajante irá arcar com todas as despesas médicas durante a necessidade na viagem e então quando retornar irá ser reembolsado pela asseguradora mediante a apresentação de laudos médicos, atestados e documentos que comprovem a veracidade do ocorrido.

Já com a assistência de viagem o indivíduo que precisar utilizar de atendimento médico não arcará com nenhuma despesa durante o tratamento dentro dos limites do contrato. Porém a assistência prevê que o cliente deve entrar em contato com a equipe de assistência antes de procurar atendimento médico, com exceção de emergências. Então, a partir dai eles irão te indicar um local escolhido por eles para que você seja atendido.

Muitas empresas oferecem um pacote de seguros com essas duas opções já inclusas, então é bom você saber diferenciar isso na hora de comprar, caso não queira um ou outro.

Mas e quanto é que custa essa brincadeira?

O valor exato é impossível de calcular para todas as pessoas, têm o seguro básico e tem o mais completo. Existem muitas variáveis que interferem na hora da compra, como: o lugar para onde vai, a distância, quanto tempo vai ficar, descontos, convênios e etc.

Porém existem empresas que cobram entre 250 a 300 reais no seguro básico para os Estados Unidos ou França por exemplo. Se você tem o cartão de crédito Mastercard Platinum, existe um seguro de viagens já incluso nele como um benefício do cartão, pesquise para saber o que ele cobre durante a viagem. Aliás esse é o tema no nosso próximo tópico.

O que um seguro de viagens cobre?

Geralmente cobre:

  • Atendimento médico e odontológico 24hrs
  • Indenização no caso de perca ou roubo de bagagem
  • Acompanhante no caso de hospitalização prolongada
  • Despesas farmacêuticas
  • Hospedagem após alta hospitalar
  • Despesas com fisioterapia
  • Remarcação de passagem para regresso
  • Repatriação médica e funerária, que garante o retorno do viajante ao Brasil em caso de doença e acidente, ou em caso de falecimento
  • Assistência funeral
  • Indenização no caso de invalidez permanente ou total, e em caso de falecimento
  • Despesas com assistência jurídica
  • Pagamento antecipado de fiança

É bom que saiba também que alguns países tem um acordo internacional de saúde com o Brasil e permitem que os cidadãos brasileiros tenham acesso à rede pública de saúde. Atualmente, os países que possuem o Certificado de Direito a Assistência Médica (CDAM) são: Cabo Verde, Itália e Portugal.

Por fim vou deixar para vocês uma tabela dos países que atualmente exigem seguro de viagem obrigatório.

AlemanhaEspanhaLituânia
ArubaEstôniaLuxemburgo
Áustria FinlândiaNoruega
BélgicaFrançaHolanda
BielorrússiaMaltaPolônia
CubaGréciaPortugal
DinamarcaHungriaRepública Tcheca
EquadorIslândiaSuécia
EslováquiaItáliaSuíça
EslovêniaLetôniaVenezuela
Tabela de países que exigem seguro de viagem 2020.

Países em Negrito fazem parte do acordo internacional de saúde com o Brasil.

Deixo aqui pra quem quiser ver também as recomendações dadas pelo ministério das relações exteriores aos brasileiros que viajam para o exterior. Clique aqui para ver

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: