Existe sempre uma confusão na hora em que vamos visitar algum país e não sabemos quais vacinas são obrigatórias pelos viajantes, ou ainda, nem sabemos se já tomamos ou não.
Foi pensando nisso que eu trouxe essa dica para facilitar um pouco a vida de vocês. Simples, mas muito útil.
Você sabia que no site oficial da ANVISA existe uma série de dicas e cuidados que são listados para que o viajante se cuide durante a viagem? Além disso, por lá você pode solicitar seu Certificado Internacional de Vacinação Profilaxia.
Esse certificado é exigido por muitos países tanto se você for visita-los ou apenas fazer escala por eles. O certificado é um documento que comprova a vacinação contra doenças e pode ser emitido gratuitamente.
O mais comum desse certificado é para comprovar a vacinação contra a febre amarela, que é a vacina mais exigida mundo a fora, mas também pode constar a vacina contra Meningite e Poliomielite.
Para solicitar, basta acessar o site do governo e ir na aba saúde e vigilância sanitária, ou clique aqui para ir direto. Lá você vai em “Solicitar”; lembrando que você precisará ter uma conta de login no site do governo, caso não tenha crie uma, é rápido e fácil.
Quando for tirar, você precisara preencher um formulário com seu dados. Tenha em mão sua carteira de vacinação pois você terá que mandar uma foto dela junto com o formulário comprovando que você tomou a vacina.
Depois de tudo preenchido, envie o formulário e um e-mail de confirmação chegara para você. O prazo de emissão do certificado é em até 10 dias.
Mas como vou saber se preciso ou não desse certificado?
No site da CIVNET na aba de Exigências de Viagem você tem acesso a todas as informações sobre as obrigatoriedades de vacinas em todos os países, Basta selecionar o país ou países em que irá visitar e consultar se exigem certificado ou não. Também vou deixar o link aqui caso queira verificar.
Geralmente países tropicais são os que mais exigem vacinação contra febre amarela, mas não quer dizer que os outros também não peçam então pesquise bem.