Viajar pelo Brasil praticamente de graça

Hoje venho lhes apresentar um programa muito bacana aqui do nosso país que te da direito a viajar para outros estados quase de graça, pagar meia em eventos culturais, isenção em concursos e algumas outras vantagens. Você já ouviu falar do programa ID Jovem 2.0?

O que é o Id Jovem?

Se trata de um benefício que o governo brasileiro oferece para jovens de baixa renda com idade entre 15 a 29 anos no qual o mesmo assim que cadastrado no programa tem a possibilidade de ter meia entrada em eventos artístico-culturais e esportivos e também a vagas gratuitas ou com desconto no sistema de transporte coletivo interestadual.

Quem tem direito ao benefício?

Qualquer jovem de 15 a 29 anos que comprove ter renda familiar mensal menor do que 3 salários mínimos.

Como faço para me cadastrar?

Antes de você fazer a sua ID, primeiro precisa fazer seu número do NIS (Número de Identificação Social). E para fazê-lo você irá até o CRÁS (Centro de Referência da Assistência Social) da sua cidade, o mais próximo de sua casa, e para pedir o cadastro do NIS, você precisará:

  • RG e CPF (podem ser cópias)
  • Comprovante de residência recente (conta de luz, água)
  • Titulo de eleitor
  • Dispensa do exército (Para homens)
  • Certidão de nascimento (ou casamento)
  • Carteira de Trabalho

*ATENÇÃO: Você precisará dos documentos de cada uma das pessoas que moram com você; e em alguns casos o CRAS poderá pedir que você fique encarregado de tirar as cópias dos documentos.

Com todos esses documentos em mãos vá até ao CRÁS e solicite seu cadastro. Dentro de 3 dias úteis você obterá o seu NIS. (se alguém da sua familia jpa estiver cadastrado no programa, então é ela quem deverá ir fazer todo esse processo para atualizar o cadastro)

Emitir ID Jovem

Agora que você tem o seu número do NIS, vá até o site do ID Jovem e clique em “Emitir ID Jovem” no canto superior direito.

Na próxima página você irá preencher um pequeno formulário com seu número do NIS, seu nome completo, Nome completo da mãe e sua data de nascimento.

Depois de feito isso e clicado em “Gerar ID Jovem” irá aparecer outra página com sua ID em pdf para baixar. Ela virá dessa forma:

Terá seu nome, data de nascimento, NIS e validade de 6 meses (após isso precisará renovar). Também ao lado tem um QR code que comprova sua inscrição no programa. Se quiser pode imprimir e plastificar pra usar como uma carteirinha mesmo, mas também dá para usá-la pelo App do Id Jovem no celular.

Fiz todos os passos corretamente mas ainda não deu

Muitas pessoas reclamam que tentam fazer a primeira vez e não conseguem, se isso também ocorreu com você, pode ser que seu número do NIS ainda não foi lançado oficialmente no banco de dados do governo, ele pode demorar cerca de 45 dias para estar lá. Se mesmo após esse prazo ainda não estiver dando certo é recomendável que você vá até ao CRÁS que você se cadastrou para resolverem o problema.

O programa realmente funciona galera, já viajei pagando apenas 16 reais do Paraná até Santa Catarina e conheço pessoas que não pagaram absolutamente nada. Mas tenha em mente que o benefício da viagem só funciona se for viagem interestadual, ou seja de um estado para o outro; de dentro do estado não funciona. Outra coisa, algumas empresas não gostam de se submeter a esses benefícios então é sempre bom você ter conhecimento das leis que protegem seu direito para quando não quiserem te dar o beneficio você ter como argumentar exigir seus direitos. Aqui estão as leis caso queiram dar uma olhada. Decreto 8.537/2015 e Lei n°12.852/2013

Então é isso galera, tá ai mais uma dica pra facilitar um pouco nossas vidas! Aproveitem

Um comentário em “Viajar pelo Brasil praticamente de graça

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: