Aprender inglês

If you can read this words without any help, you’re on the right track.

A grande maioria dos brasileiros que sonham em viajar para o exterior encontram muitos obstáculos a hora de falar inglês. E como sabemos, saber se comunicar em uma viagem é crucial para todo viajante, seja para pedir informações, conhecer nativos ou pedir ajuda.

Aqui eu separei algumas dicas fundamentais para que você possa praticar e finalmente dominar esse idioma. Hoje em dia não é mais um diferencial você ter o domínio do inglês, isso tornou um requisito básico, tanto para trabalho quanto para viagem.

Mas antes de te mostrar as dicas eu preciso que você entenda uma coisa antes, talvez você já saiba disso, mas é sempre bom reforçar.

Você pode pegar dicas sobre qualquer coisa num site na internet ou ter aulas particulares com o melhor professor do mundo, mas se você não estiver disposto a aprender e praticar você NUNCA vai dominar aquela coisa.

Por isso peço que se certifique de que você realmente está empenhado em aprender inglês antes de prosseguir a leitura, pois se não você só estará desperdiçando seu tempo.

Pois bem, se você tem certeza então vamos lá.

1- Assista seus filmes e séries preferidos em inglês

Você já deve ter ouvido por ai que assistir filmes e séries em inglês ajudam a compreender o idioma, e de fato é verdade, porém existem algumas coisas das quais não te contaram.

Quando for assistir um filme/série em inglês no começo, procure sempre assistir aquele que você já viu um milhão de vezes, aquele que você já sabe tudo o que vai acontecer. Assista algumas vezes em inglês mas com legenda em português para se familiarizar com o áudio original se preferir. Mas depois, assista novamente (quantas vezes for necessário) em inglês e com a legenda também em inglês. É importante que quando você estiver fazendo esse processo lembre-se de que está estudando e não se entretendo.

você ouvindo falarem em inglês e lendo as palavras ficará mais fácil de aprender como se pronuncia elas; você pode até pausar e anotar as palavras que desconhece para estuda-las depois. Sempre que puder assista repetidas vezes até conseguir compreender o filme todo.

2- Ouça músicas em inglês

Essa não é muito difícil de se fazer, a final tenho certeza de que você ouve músicas internacionais. Para esse exercício você partirá do mesmo princípio da dica acima, você escolherá uma música em inglês da qual gosta muito. (provavelmente até o fim você vai odiá-la hahaha)

Ouça ela lentamente (se preferir vai pausando) e escreva em um papel todas as palavras que você entendeu, pode escrever do jeito que achar certo mesmo. (Ouça quantas vezes forem necessário)

Feito isso vamos a segunda parte, ache a letra da música em inglês na internet e copie ela em um caderno, (é importante que você copie sempre pulando uma linha a cada frase) aproveite para corrigir as palavras que você escreveu antes.

Agora na terceira parte você ira ler a música em inglês e colocar a tradução das palavras que você souber em baixo. (use as linhas que você pulou)

Na quarta parte, depois de ter escrito a letra em inglês e traduzido as palavras que sabe, é hora de buscar a tradução da música e conferir se acertou nas traduções que fez. Depois de conferir, escreva abaixo da letra original a tradução que você pesquisou.

Por último é hora de praticar até conseguir cantar corretamente sem a ajuda do seu papel com a letra. Cante em voz alta a música junto com o cantor com a ajuda da letra que você copiou até não precisar mais dela e vá conferindo o que cada frase quer dizer (recomendo não usar uma música muito agitada)

Nesse exercício você vai estar trabalhando sua audição, sua escrita, sua leitura e sua fala tudo ao mesmo tempo! Sem falar que vai aprender a cantar sua música favorita corretamente e saber o que está dizendo hahaha

3- Converse em inglês

Não adianta nada você aprender algo e não praticar, você irá esquecer tão rápido quanto aprendeu e com o Inglês não é diferente. Por isso é fundamental que você fale, fale com amigos que saibam ou que esteja aprendendo com você, entre em grupos gringos no whatsapp e faça amizades ou fale com um professor, não sei… apenas fale o máximo que puder. E mais importante, não tenha vergonha de falar errado, você está aprendendo e com certeza vai errar. Isso faz parte do processo e é errando que se aprende.

4- Estude a gramática

Essa sem dúvidas (pelo menos pra mim) foi a parte mais chata do processo. aprender as regras e a gramática correta das língua inglesa. Por sorte ela não chega nem perto de ser tão difícil como o português, mas ainda sim é chatinho. Verbo To Be, To have, To do, To go e etc. Aprender usá-los no passado, presente e futuro, usá-los em terceira pessoa… enfim, isso tudo é muito necessário para se comunicar é claro. Eu recomendo que você aprenda essas coisas com alguém fluente em inglês, um nativo ou um professor.

Pra te ajudar eu andei pesquisando sobre cursos de inglês na internet e achei um que me parece ser muito bom. Se você procurar fazer um curso em uma escola de inglês, vai pagar uma grana absurda. Eu mesmo fiz curso por 3 anos em uma escola e gastei em torno de 6 mil reais com o curso… e a duração dele era de 5 anos, ou seja, chegaria quase aos 10 mil reais fácil, fácil. Não me arrependo de ter feito, mas se eu soubesse que poderia aprender tudo aquilo sem gastar essa grana toda eu nunca teria nem passado perto da escola.

Enfim o curso que eu encontrei se chama A jornada autodidata em Inglês. A equipe que criou o livro se chama O mundo é o seu lar e acessando a página deles eu pude ver que se trata de um E-book bem completo (no qual você pode imprimir caso deseje) onde eles ensinam desde o inglês básico até o avançado com cada capitulo complementando o outro. Além do livro eles oferecem um guia para viagens grátis, técnicas para perder a vergonha de falar, técnicas para usar em empregos, dicas para aprender sem tédio, um grupo secreto no Whatsapp e alguns outros suportes.

Isso tudo tá saindo por 70 bolsonaros. Eu achei muito barato pois eu sei que tudo aquilo que ensinam vale muuuito mais que isso. (Mas eu é que não vou reclamar, né?) Lá na página deles tem um vídeo explicativo sobre todo o E-book e os benefícios, se você se interessar Clique aqui e assista o vídeo explicativo deles.

Espero que você domine essa língua, e eu tenho certeza que depois que aprender sua confiança e seu mundo irão expandir muito mais. Espero ter ajudado de alguma maneira e bons estudos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: